Nos últimos anos, assistimos a uma explosão de Tecnologias de Informação e Comunicação Digital (TDICs) em várias áreas. O período pandêmico da COVID-19 acelerou ainda mais a utilização das TDICs pelos docentes e discentes, com o uso crescente de diversas abordagens tecnológicas, como a adoção de novos aplicativos, plataformas, além de diferentes metodologias. Uma dessas abordagens tecnológicas/metodológicas é o microlearning, que surge como uma nova forma de partilhar o conhecimento através de aulas mais objetivas e curtas.
Este estudo, que até o momento é o primeiro trabalho de revisão de literatura publicado em português abordando este assunto como tema principal, buscou como principal objetivo, realizar uma revisão de literatura abordando diversos aspectos sobre o microlearning, introduzindo a motivação, apresentando os seus principais conceitos, seu relacionamento com outros conceitos da aprendizagem eletrônica, terminologias adotadas, relação entre curva de esquecimento e retenção de conteúdo, como tem sido adotado integrando outras tecnologias e metodologias e esforços de pesquisa realizados. Para a pesquisa dos artigos sobre microlearning, foram adotadas as bases de dados Web of Science e Scopus, além do Google Acadêmico. Os resultados mostraram que ainda há muito a ser investigado sobre o assunto, especialmente na educação formal, incluindo ensino fundamental, médio e superior.
Referência: Microlearning como uma nova abordagem tecno-pedagógica: uma revisão – Ederval Pablo Ferreira da Cruz , Geórgia Regina Rodrigues Gomes e Edson Terra Azevedo Filho – publicado em 2022