O artigo aborda as mudanças no papel do educador no século XXI, devido à presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, especialmente com a geração C, composta por jovens conectados e familiarizados com a linguagem digital.
Com essa nova realidade, é necessário repensar a abordagem pedagógica, buscando metodologias interdisciplinares que utilizem jogos matemáticos digitais como ferramentas de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Os desafios educacionais atuais exigem que os alunos sejam mais participativos, críticos e responsáveis por sua própria construção do conhecimento. O uso adequado das TICs no ensino requer planejamento e contextualização, estimulando o aluno a se tornar um observador crítico e promovendo o diálogo e a participação.
A geração C, familiarizada com a tecnologia desde cedo, adapta-se facilmente às novidades, o que demanda atividades diversificadas e dinâmicas para motivá-los a adquirir competências e habilidades. A utilização de jogos eletrônicos educativos, que ensinam de forma divertida, pode despertar o interesse dos alunos, desenvolver suas habilidades e estimular sua imaginação. Os jogos de ação, treinamento, lógica e raciocínio, e simuladores são exemplos de jogos que podem ser utilizados em sala de aula. A simulação é considerada uma tecnologia intelectual que amplifica a imaginação individual e possibilita a construção coletiva do conhecimento.
Referência: da Silva, J. F., & Pinto, A. (2009, October). Geração C: Conectados em novos modelos de aprendizagem. In VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment Rio de Janeiro, RJ–Brazil.