O artigo “Educação 4.0: um Estudo de Caso com Atividades de Computação Desplugada na Amazônia Brasileira” aborda a necessidade de uma formação educacional alinhada ao mundo contemporâneo, preparando os jovens para os desafios do século XXI. A Educação 4.0 propõe o desenvolvimento de competências e habilidades, como criatividade, inovação e autonomia, por meio do uso de tecnologias diversas.
O estudo de caso foi realizado com 25 estudantes de escolas da região do Tapajós-Arapiúns, na Amazônia brasileira, utilizando atividades de Computação Desplugada. Foi desenvolvido um labirinto baseado no Blockly Games da Google, com a disciplina de Matemática como apoio. Os estudantes foram divididos em grupos e precisavam percorrer o labirinto utilizando a lógica de programação, além de responder desafios de lógica matemática.
Os resultados mostraram que os estudantes puderam desenvolver competências e habilidades relacionadas à Educação 4.0. As atividades de Computação Desplugada proporcionaram o desenvolvimento da lógica e da resolução de problemas, estimularam capacidades cognitivas e tornaram o ensino da Matemática mais lúdico.
O artigo também apresenta algumas facetas para configurar uma sala de aula para a Educação 4.0, como personalização do material didático, gamificação, sistemas gerenciadores de aprendizagem, adaptabilidade das atividades, programas de suporte, sistema de perguntas e respostas inteligentes e avaliação automática.
Em suma, o estudo evidencia a importância da Educação 4.0 e do uso da Computação Desplugada para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI. As atividades propostas mostraram resultados positivos na formação de estudantes autônomos, criativos e participativos, preparando-os para um mercado de trabalho transformador.
Referência: Silva, D. E., Sobrinho, M. C., & Valentim, N. M. (2020). Educação 4.0: um estudo de caso com atividades de computação desplugada na amazônia brasileira. Anais do Computer on the Beach, 11(1), 141-147.