O artigo discute o conceito de microaprendizagem e seu potencial para atender à necessidade de aprendizagem ao longo da vida e aprendizagem sob demanda na sociedade atual, intensiva em conhecimento. A microaprendizagem envolve o desenvolvimento de pequenas unidades de conteúdo de aprendizagem que podem ser acessadas facilmente e convenientemente em momentos específicos ao longo do dia. Ele examina as dimensões espaciais e temporais da microaprendizagem e a compara com outras abordagens educacionais. Ele destaca a importância do acesso a recursos de aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar, com tecnologias móveis e ubíquas desempenhando um papel crucial no suporte às experiências de microaprendizagem. O texto também explora a relevância das teorias de aprendizagem, especialmente o construtivismo e a teoria sociocultural, na elaboração de ambientes de microaprendizagem. Ele identifica requisitos-chave para o design de experiências de microaprendizagem, como transferibilidade, acessibilidade, persistência, utilidade, aspectos individuais e compartilháveis e adaptabilidade.
O texto sugere que abordagens de design participativo e observações etnográficas são métodos valiosos para o design e avaliação de ambientes de microaprendizagem. Ele reconhece os desafios na avaliação de tecnologias de microaprendizagem e na avaliação dos resultados de aprendizagem, especialmente em termos de metacompetências adquiridas por meio da assimilação ao longo da vida e interpretação pessoal do conteúdo. O texto conclui enfatizando a necessidade de mais pesquisas e investigações para avançar o campo da microaprendizagem e aprimorar a compreensão das atividades de aprendizagem em ambientes informais cotidianos.
Referência: The Design of MicroLearning Experiences: A Research Agenda (On Microlearning) – Gabrielli, Silvia; Kimani, Stephen; Catarci, Tiziana.