O artigo discute o conceito de “microlearning” e sua relação com o ambiente digital de mídia. Microlearning refere-se ao processo de encontrar novas informações e construir conhecimento em ambientes digitais interconectados, onde as pessoas lidam com pequenos fragmentos de “microconteúdo” que estão em constante mudança e circulação. O artigo argumenta que a sobrecarga de informações e a falta de atenção são sintomas comuns nesse novo ambiente e que a solução não é se isolar, mas sim buscar mais informações entregues de maneiras diferentes.
O microlearning desafia a pedagogia e o design instrucional tradicionais, exigindo a criação de uma teoria de aprendizagem que se adapte a essa abordagem. É destacado que o microlearning não se trata apenas da transmissão de conteúdo, mas sim do design de experiências de aprendizagem que se integrem de forma orgânica ao fluxo de trabalho digital diário. Isso implica em mudanças na produção e entrega de conteúdo de aprendizagem, bem como transformações nos sistemas de educação e treinamento.
O artigo enfatiza a importância de analisar e compreender os comportamentos e práticas disruptivas emergentes em torno do microconteúdo e das micromídias para projetar aplicativos e serviços de aprendizagem baseados nesse conceito. É destacado que o design impulsiona a pedagogia no microlearning, e não o contrário.
O conceito de microlearning surgiu como uma resposta à falha do e-learning em escala macro. O artigo explora brevemente a evolução dos termos e conceitos relacionados ao aprendizado digital, desde o e-learning até o microlearning. Além disso, são discutidos os conceitos de microconteúdo e micromídia, enfatizando sua importância para a aprendizagem no contexto digital atual.
No geral, o artigo argumenta que o microlearning é uma abordagem necessária para lidar com a sobrecarga de informações e a falta de atenção na era digital, e destaca a importância de projetar experiências de aprendizagem que sejam adaptadas ao fluxo de trabalho digital e às demandas dos usuários.
Referência: What Is Microlearning? (Introductory Note) Martin Lindner – Research Studios Austria (Austria)