O artigo discute o termo “microlearning” e sua relevância no campo da educação em um mundo em constante mudança impulsionado pela Internet e pela Web. A pesquisa em Estudos da Internet e da Web e em Educação tem se concentrado em desenvolver e adaptar metodologias para investigar as novas manifestações online de identidade, uso da linguagem e outras formas culturais, comerciais e técnicas. O termo “microlearning” emergiu nos últimos cinco anos como uma forma de organizar e ordenar fenômenos e conceitos pedagógicos e tecnológicos de maneiras novas e interessantes.
O autor examina as definições e o contexto do termo “microlearning”. Em termos de conteúdo, processos e tecnologia, o “micro” refere-se a períodos curtos de tempo, como minutos ou segundos, ao invés de horas, dias ou meses, a unidades de informação curtas, como frases, títulos ou clipes, ao invés de parágrafos, artigos ou apresentações, e a tecnologias portáteis e ambientes distribuídos, ao invés de sistemas monolíticos ou integrados.
O artigo também explora a política por trás das arquiteturas propostas para tecnologias e aplicações de microlearning. Há uma tensão entre abordagens institucionais e individuais, com contribuições críticas em relação às instituições educacionais tradicionais. As arquiteturas propostas para o microlearning mostram uma visão centrada na instituição versus uma visão centrada no indivíduo, enfatizando a autonomia e a auto-direção dos aprendizes.
No entanto, essa liberdade e autonomia podem desafiar a distinção entre educação e informação genérica, uma vez que o microlearning integra comunicação, provisão de conteúdo e outras funções e ferramentas. O artigo destaca a importância de refletir sobre essas questões à medida que o microlearning continua a se desenvolver como um conjunto de objetivos e visões, bem como para outros termos e movimentos similares no cruzamento do sociotécnico e educacional.
As fontes utilizadas para o artigo incluem conferências e eventos sobre microlearning, publicações de atas de conferências, blogs, wikis e outros recursos online relacionados ao tema. O discurso em torno do microlearning é internacional e heterogêneo, refletindo a interconexão entre o técnico, o social e o cultural.
Em resumo, o artigo discute o termo “microlearning” como uma abordagem emergente na educação, que busca organizar e ordenar práticas pedagógicas e tecnológicas de maneiras inovadoras. Ele destaca a política por trás das arquiteturas propostas para tecnologias de microlearning, com ênfase na liberdade e autonomia dos aprendizes. No entanto, também ressalta a necessidade de refletir sobre os desafios de distinguir educação de informação genérica nesse contexto.
Referência: The Microlearning Agenda in the Age of Educational Media (Paper) Norm Friesen Thompson Rivers University (Canada)