2
O microlearning na era da mídia educacional
23 out | 2023
Microlearning como uma nova abordagem tecno pedagogica 960 x 600 px 3
Microlearning, uma tendência de E-learning em evolução
23 out | 2023

A eficácia do microlearning para melhorar a capacidade de aprendizagem

23 out | 2023

Ellen Lima

O microlearning é um método de ensino que divide o conhecimento em unidades pequenas e de fácil assimilação. Os métodos tradicionais de aprendizagem frequentemente falham em motivar os alunos e resultam em conhecimentos facilmente esquecidos. Além disso, a capacidade de atenção média dos estudantes tem diminuído ao longo dos anos. Por outro lado, o microlearning permite que os aprendizes acessem informações em um formato e ritmo que lhes convêm. Ele pode fornecer aos estudantes os conhecimentos e habilidades necessários para suas vidas individuais. Embora a maioria das pesquisas sobre microlearning tenha se concentrado no aprendizado de idiomas, este artigo argumenta que ele deveria ser estendido a outras áreas também.

O artigo apresenta um estudo realizado em uma escola primária na cidade de Sulaimani para testar a eficácia do microlearning na disciplina de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). O estudo comparou os resultados de estudantes que receberam ensino tradicional com aqueles que receberam microlearning. A metodologia envolveu o ensino de cinco disciplinas utilizando ambos os métodos, realizando testes nos alunos e coletando feedback. Os resultados mostraram que o grupo de microlearning teve uma taxa de aprovação mais alta em comparação com o grupo de aprendizagem tradicional.

O artigo discute pesquisas anteriores na área do microlearning, incluindo estudos sobre o uso de conteúdo em vídeo, infográficos e cartões de memória como ferramentas de microlearning. Também explora o potencial do microlearning em diferentes contextos educacionais e propõe o uso do microlearning em escolas primárias e secundárias para avaliar seu impacto em estudantes de diferentes idades e em diferentes contextos culturais.

Em conclusão, o estudo sugere que o microlearning pode ser um método eficaz para melhorar a capacidade de aprendizagem dos alunos, especialmente na disciplina de TIC. Ele destaca os benefícios do microlearning, como maior engajamento e retenção do conhecimento. O artigo conclui com sugestões para pesquisas futuras e enfatiza a necessidade de explorar ainda mais a aplicação do microlearning em diversas áreas da educação.

Referência: Mohammed G. S., Wakil K., Nawroly S. S. (2018). The effectiveness of microlearning to improve students’ learning ability. International Journal of Educational Research Review, 3(3), 32-38.

Descubra mais conteúdos e continue sua jornada