A pesquisa aborda o uso da microaprendizagem para dispositivos móveis no contexto educacional. Apesar do aumento da popularidade dessa abordagem nos últimos anos, ainda há pouca pesquisa sobre sua aplicação na educação.
O estudo busca analisar como as estratégias de microaprendizagem estão sendo aplicadas para dispositivos móveis, bem como identificar seus benefícios e desafios.
A microaprendizagem refere-se a um tipo de aprendizagem informal em que os alunos podem aprender em qualquer lugar e a qualquer momento, por meio de pequenos fragmentos de informações resumidas, como textos, vídeos ou questionários. Essa abordagem considera as limitações de concentração das pessoas e divide as tarefas de aprendizado em interações rápidas e unidades de ensino gerenciáveis.
No estudo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando a técnica snowballing. A busca resultou em 10 artigos selecionados, que abordam o design e os efeitos da microaprendizagem móvel, a gamificação, o ensino de idiomas e outras aplicações. Os resultados e discussões da pesquisa mostram a aplicabilidade do microlearning para dispositivos móveis, ressaltando a importância de projetar microconteúdos que sejam fáceis de entender em um curto período. As microatividades devem promover a autoaprendizagem e ser adequadas para dispositivos móveis, utilizando formatos variados para atrair o interesse dos estudantes.
Referência: A plicabilidade da microaprendizagem para dispositivos móveis – Danillo Luis de Sousa Rios, Alex Sandro Gomes, Felipe Omena Marques Alves, Aluísio José Pereira, Leandro Marques Queiros