O artigo discute a eficácia do micro-learning como uma abordagem educacional em resposta às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas. Estudos indicam que a entrega de conteúdo em pequenas porções pode aumentar a retenção de informações. Uma pesquisa conduzida pela Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, comparou o desempenho dos estudantes que assistiam a pequenos segmentos de conteúdo com várias perguntas de avaliação com aqueles que assistiam a grandes quantidades de conteúdo com menos seções de avaliação.
Os resultados mostraram que os participantes que receberam segmentos menores de conteúdo apresentaram melhor desempenho e retenção de informações.
O micro-learning oferece lições mais curtas e gerenciáveis, facilitando a absorção e retenção de informações. O artigo também explora conceitos associados ao micro-learning, como microconteúdo, software social, Web 2.0, aprendizado informal, ambientes pessoais de aprendizagem e aprendizado baseado no trabalho. Além disso, são mencionadas algumas plataformas que suportam o micro-learning, como Grovo, Coursmos e Yammer. O micro-learning é descrito como uma inovação pragmática para a aprendizagem ao longo da vida, fornecendo uma abordagem adaptável às necessidades individuais de aprendizado e promovendo a co-criação e interação social. No contexto de uma geração de funcionários mais orientada para a tecnologia, o micro-learning se alinha às preferências de aprendizado e estilos de comunicação, tornando-se uma estratégia importante para as organizações.
Referência: Microlearning an Evolving Elearning Trend – Luminiţa Giurgiu https://sciendo.com/article/10.1515/bsaft-2017-0003 –