Este artigo apresenta uma revisão das tendências do microlearning no contexto da aprendizagem baseada no trabalho. O microlearning é caracterizado por conteúdos de aprendizagem pequenos, focados em um único tema e com duração de no máximo 15 minutos. O artigo destaca os benefícios do microlearning, incluindo melhor retenção de conceitos, maior engajamento dos alunos, melhoria da motivação, promoção da aprendizagem colaborativa e aprimoramento da habilidade e desempenho de aprendizagem.
O uso de big data é destacado como um fator importante no desenvolvimento do microlearning, considerando a diminuição do tempo de atenção das pessoas na era da informação em massa. Além disso, o artigo discute a expectativa de gratificação instantânea e a preferência por aprendizagem sob demanda na era da internet e das mídias sociais. O microlearning tem sido aplicado em diversos campos, como têxtil, educação profissional em saúde, engenharia, aprendizagem de idiomas e educação física.
No contexto da aprendizagem baseada no trabalho, o microlearning é considerado um tópico chave no desenvolvimento de talentos e no suporte aos funcionários em um ambiente de negócios acelerado. A análise das tendências de publicações e buscas na internet sobre microlearning revelou um aumento significativo de interesse nessa área nos últimos anos. O artigo conclui destacando a importância da transformação digital na aprendizagem baseada no trabalho e fornecendo sugestões para futuras pesquisas nesse campo.
Referência: A review of the trend of microlearning – Kelvin Leong, Anna Sung, David Au, Claire Blanchard