O artigo aborda a necessidade de promover práticas educacionais que desenvolvam competências relevantes para o século XXI. Destaca-se a importância de incorporar a tecnologia de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem, indo além da simples presença de recursos tecnológicos. A metodologia ativa é apresentada como uma abordagem que coloca o estudante como protagonista do seu próprio conhecimento, com o apoio do professor.
A microaprendizagem é mencionada como uma estratégia que divide o conteúdo em unidades menores e utiliza diferentes recursos, incluindo a tecnologia, para facilitar a compreensão. O ensino híbrido é apresentado como um modelo que combina modalidades de ensino, incluindo o uso de recursos online, com supervisão presencial. O modelo de rotação por estações é discutido como uma possibilidade sustentável dentro do ensino híbrido, permitindo a combinação da metodologia ativa com a microaprendizagem.
O texto ressalta a importância de um planejamento cuidadoso por parte dos professores e destaca a necessidade de adaptar as práticas educacionais às diferentes formas de aprendizagem dos estudantes.
Referência: de Morais, A. C. L. (2019). Uma experiência com a microaprendizagem a partir do modelo rotação por estações no ensino superior. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, 8(1).